15 ANOS

Já vimos a evolução dos bailes de debutantes ao longo do tempo até chegarmos aos bailes atuais, nesta matéria você poderá conferir como é o cerimonial tradicional para festas de 15 anos.
Organizamos uma espécie de roteiro prático que não precisa ser seguido à risca, nossa intenção é manter você informada para que sua escolha por um cerimonial moderno ou tradicional seja feita de forma consciente.

Existem variações bastante criativas e interessantes para debutantes que não querem levar o cerimonial ao pé da letra, o baile tradicional possui toda uma simbologia envolvida na cerimônia representada por alguns objetos e acessórios que remetem basicamente a transição da infância para a vida adulta.

O cerimonial de um baile de debutante consiste, basicamente, da entrada da aniversariante, despedida da infância, primeira valsa, homenagens e encerramento.
Tudo deve estar em harmonia para a ocasião e, para que isto ocorra, a condução da cerimônia deve ficar a cargo de um profissional especializado chamado cerimonialista ou Mestre de Cerimônia.

Abaixo você confere um resumo com os principais tópicos de uma cerimônia:

1ª Parte: Recepção dos convidados

Momento importante, pois já mostra como será a organização de sua festa. Nesta etapa os convidados são conduzidos até a mesa e aguardam, ao som de música ambiente, o coquetel ou jantar serem servidos.

Meninas! esta primeira etapa costuma ser mais fria. Por isso, se você está pensando em contratar um animador de festa ou um comediante para entrevistar os convidados, está é a hora ideal. Pois animam os convidados e não concorrem com nenhuma outra atração da festa enquanto você aguarda todos os convidados chegarem.

2º Parte: Apresentação e Desenvolvimento

Abertura realizada pelo cerimonialista;
Entrada dos familiares;
Entrada dos Príncipes de honra para apresentação;
Entrada das Damas de Honra;
Entrada da Debutante;

A debutante é recebida pelo seu Príncipe;
Entrega de uma jóia à debutante. Pode ser um anel, um colar ou pulseira, geralmente entregue pelo pai ou avô;
Troca do sapato;
Troca da boneca (representando a infância que ficou para traz);
Retrospectiva da vida da debutante no telão;
Valsas:
Primeira Valsa é executada com o pai da aniversariante.
Segunda Valsa com avô, padrinho, irmão ou amigo, depende da escolha da debutante.
Terceira Valsa com o Príncipe de gala, apagando as 15 velas.
Momento de cantar o Parabéns;
Partir o bolo;
Brinde com champanhe;
Homenagens;

Buquês (mãe, avós, madrinha ou tias da debutante).
Arranjos de flores – com música de fundo e leitura de algum texto.
A Debutante entrega as lembrancinhas para os casais que dançaram a valsa.

3ª Parte: O Baile

Você está livre para cair na balada. Agora a única regra é se divertir.

boate_trave_01

BAILE DE MÁSCARAS

O baile de máscaras nas festas de 15 anos para debutantes é diversão garantida para você que deseja algo divertido para convidados de todas as idades. Traz sofisticação e estilo próprio com máscaras personalizadas.



Muitas máscaras são sofisticadas e possuem um preço muito alto, mas existem opções baratas em muitas lojas especializadas e populares como as da rua 25 de março em São Paulo, pois a tendência parece estar em alta. Uma dica legal e que acho bastante interessante, é você procurar só a base da Máscara e personalizar conforme os detalhes do seu vestido. Arrasou, você não correria perigo algum de encontrar uma máscara igual a sua em outra festa.

Nada de usar máscaras com elásticos para fixar por traz da nuca. O elástico da máscara pode amassar seu cabelo e estragar seu penteado, além de deixar uma bela marca no rosto. A mais indicada é a máscara vienense, esta possui uma haste que você segura com a mão, facilitando a retirada quando você bem entender e deixando seu cabelo intacto.



O baile de máscaras ou baile à fantasia, são os precursores do carnaval moderno no brasil. Importado pela elite carioca, o baile de máscaras traz o luxo e a sofisticação dos bailes à fantasia de Paris denominados Bals Masqués.

As máscaras possuem possibilidades infinitas de personalização e podem acompanhar o estilo do seu vestido. Várias são as opções no mercado para seu baile.

Vestidos de debutantes

Meninas! A maioria das mulheres ficam horas e horas para escolher a roupa certa pra cair na balada ou até mesmo em nosso dia-a-dia, o que dizer então sobre a escolha do vestido perfeito para o grande dia! Sua festa de 15 anos.  PITI TOTAL! Mas esta escolha não pode ser um momento de stress, você precisa curtir o momento e ter a certeza que vai achar “O VESTIDO”, só precisa pesquisar bastante e ter muita paciência.

Confira abaixo uma seleção de vestidos, selecionamos os melhores baseados nas últimas tendências para debutantes.



História da valsa

Vamos começar com a definição encontrada nos dicionários.
val.sa1sf (al Walzer, pelo fr valse) 1 Dança de roda em compasso ternário, lenta, moderada ou rápida. 2 Música apropriada a essa dança e que assumiu forma de arte com caracteres diversos.

Complicado né? Vamos tentar explicar abaixo as origens e o significado desta dança.

Significado e origens da valsa

A palavra valsa tem sua origem na palavra alemã “waltzen”, que significa “girar”. O giro é a base essencial do passo de valsa. Sua origem se dá na Europa antiga, mais precisamente nos territórios que hoje conhecemos como França, Alemanha e Áustria. É reconhecida, também, como a mais antiga das danças de salão. Segundo estudos, a valsa surgiu de uma mistura de danças folclóricas camponesas das regiões mencionadas acima.

A dança proibida

No início, a valsa foi a primeira dança considerada proibida devida a sua natureza e origem. Causava indignação, pois era a única dança onde o casal ficava em uma posição fechada, além da mão masculina precisar ficar na cintura da dama. Os líderes religiosos da época eram unanimes em dizer que a valsa era uma atividade vulgar e pecaminosa. Abaixo você confere um trecho extraído do jornal The Times de Londres de 1816.

“Temos observado com pesar que a dança estrangeira indecente chamada valsa foi introduzida (acreditamos que pela primeira vez) na corte Inglesa na última sexta-feira … é mais que suficiente para lançar os olhos sobre o voluptuoso entrelaçamento de membros e fechar sobre os corpos nesta dança, para ver que ele é realmente muito longe da reserva modesta que até agora tem sido considerada distintiva das fêmeas Inglesas…” (Fonte: The Times of London, 16 de julho, 1816).

A importância da música

A música desempenha um papel importante na dança, e cada dança é dependente de um ritmo apropriado. A valsa tomou grande impulso por volta de 1830 através de dois grandes compositores austríacos – Franz Lanner e Johann Strauss. Estes dois compositores são de longe os mais populares artistas durante o século XIX: eles definem o padrão para a valsa vienense, (uma versão mais rápida da valsa antiga). A partir destes dois músicos a valsa ficou conhecida como valsa vienense.

Johann Strauss

Nascido em 25 de outubro de 1825, Strauss se tornou um ícone de sucesso quando o assunto é valsa. Compôs mais de 500 músicas e foi a partir dele que o gênero tomou grandes proporções.

Quais as valsas mais tocadas de Strauss?
1 – O Danúbio Azul
2 – Kaiser-Walzer
3 – Contos dos Bosques de Viena

História dos bailes de Debutantes

Tradicionalmente esta palavra é usada para representar a adolescente que está completando 15 anos de idade. Debutante é uma palavra derivada do francês (débutante), que traduzida significa estreia ou iniciante.

Um ritual de passagem
O Baile de debutantes é considerado uma espécie de ritual de passagem da infância para vida adulta de uma adolescente, onde os pais apresentavam sua princesa à sociedade começando assim uma nova fase em sua vida. Antigamente, era nesta data, que a jovem adolescente tinha permissão de seus pais para usar roupas mais adultas, frequentar reuniões sociais e namorar.  Ou seja, literalmente era uma data marcada para a menina se tornar definitivamente uma mulher. Agora dá pra imaginar como a data era tão esperada e almejada pelas jovens da época?

Onde surgiu o baile de debutante?
Os bailes de debutantes surgiram na Europa antiga, mais precisamente nos territórios que hoje conhecemos como França, Alemanha, Inglaterra e Áustria. As famílias nobres destas regiões realizavam um grande baile para a sociedade da época. E, além das razões já mencionadas acima, os bailes também tinham a função de atrair possíveis pretendentes para a jovem debutante.

O ponto alto da festa de uma debutante.
O ponto alto da festa era quando a debutante trocava o vestido simples e quase infantil da recepção dos convidados, por um vestido mais adulto e deslumbrante para dançar a aguardada valsar com seu pai.

A Valsa
As danças dos bailes de debutantes variavam com os costumes locais de cada região que a festa era realizada, mas a valsa – uma mistura de danças de camponesas austríacas e alemãs – tornou-se a preferida e praticamente uma dança oficial de qualquer evento europeu da época.

Tradição que se propaga
A tradição parece ter se propagado com força total após a Revolução Francesa de 1789, pois as famílias nobres em fuga da guerra civil viram-se obrigadas a migrar para colônias europeias, como Estados Unidos e Brasil. Por aqui, os bailes de debutantes literalmente “ferveram” na década de 50 do século passado, com direito a espaço em colunas sociais e concursos de todos os tipos.

Festas de debutantes em grupo
Nesta mesma época, as famílias passaram a realizar os bailes de debutantes em conjunto com outras debutantes. Para economizar, reuniam-se em clubes, igrejas e hotéis, onde várias meninas com 15 anos eram apresentadas à sociedade da época de uma só vez.

Não quero festa! Quero Viajar!

Na década de 80, as debutantes passaram a preferir viagens e presentes, deixando o baile em segundo plano nos seus anseios de 15 anos, um pouco por acreditarem estar fora de moda, mas principalmente por razões econômicas em épocas de dinheiro escasso e a inflação que se mostrava sem controle nesta década.

Retomada da tradição
A partir da metade dos anos 90, com a economia estabilizada, os bailes de debutantes tradicionais voltaram com força total e não pararam mais de crescer em criatividade e número de profissionais especializados neste tipo de evento. Hoje podemos conferir festas deslumbrantes que conseguem unir tradição e estilo próprio em uma explosão de cores, sabores e muita alegria em verdadeiras baladas de debutantes, seja ela tradicional ou moderna.

A F1 Eventos está preparada para fazer da sua festa um momento único, contando com equipe especializada e DJ`s experientes que trazem em seu repertório o que está em alta nas melhores baladas nacionais e internacionais, você e seus convidados vão dançar e se divertir muito.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>